O Carnaval no Brasil

Conhecido, hoje, por ser uma das maiores festas populares do mundo, o carnaval no Brasil nem sempre foi assim. Antes muito informal e produto das festas privadas, foi no século XIX que tudo começou a se organizar para ficar da maneira como conhecemos hoje.

O primeiro bloco organizado foi fundado pelo escritor José de Alencar em 1855. Batizado de Congresso de Sumidades Carnavalescas, ainda era um produto do carnaval luxuoso dos salões privados. Alguns anos depois, por volta de 1880, surgiram as primeiras marchinhas nos mesmos salões do Rio de Janeiro.

Foi em 1890, no entanto, que Chiquinha Gonzaga escreveu “Ô Abre Alas!”, a primeira música feita para o carnaval. Na época, a canção animava a folia do cordão Rosas de Ouro, que já desfilava pelas ruas cariocas. 

As escolas de samba do Rio vieram só no século XX! A Deixa Falar, fundada em 1928, é considerada a primeira pelos historiadores. Mas pouco depois vieram Mangueira e Portela, com o primeiro desfile – vencido pela Estação Primeira - em 1932.

Gostou das curiosidades? Desejamos um carnaval com muita alegria por aí :)

Cabana Crafts usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.