Olhar para o mundo como fonte de inspiração...

A Cabana foi criada em 2014 por Manuela Rodrigues. Depois de trabalhar para grandes marcas no Brasil e na França, onde morou por 5 anos, a estilista sentiu vontade de criar uma marca em que pudesse elaborar produtos originais, com mais tempo e cuidado, que não seguem modismos: um reflexo de seu novo estilo de vida.

A proposta é de resgatar a essência no fazer descomplicado e na elegância dos elementos naturais, criando produtos autênticos e cuidadosamente desenvolvidos por ela e sua equipe

Em couro natural, as peças são confeccionadas à mão, em pequenas séries e priorizam o estilo, o conforto e a durabilidade. As roupas em fibras também naturais possuem estampas exclusivas, modelagens confortáveis e atemporais, que eliminam o descarte a cada estação e incentivam um consumo mais consciente.

Hoje a Cabana tem como base seu ateliê no bairro de Pinheiros, que também funciona como ponto de venda, além da loja virtual.

Artes e Tramas

Em parceria com o grupo de artesãos Artes e Tramas, baseado em Tutóia, no litoral do Maranhão, criamos os produtos em palha Buriti.

A associação é formada por 22 trabalhadores e tem como principal matéria-prima a fibra de Buriti, que é extraída de dentro da folha da palmeira e trançada manualmente.

Tecendo Histórias

Nossa parceria com o grupo Tecendo Histórias, associação de artesãs localizadas no Vale do Ribeira, resultou em modelos criados e desenvolvidos a partir do trançado de palha de milho, reaproveitada das plantações comuns na região.

A técnica que antes possibilitava a confecção apenas de cestos e caixas foi sendo passada de geração em geração, até que fosse aprimorada pelas atuais artesãs, que hoje produzem objetos mais elaborados como chapéus e acessórios.

Carquejo

Em parceria com o grupo de artesãos de Carquejo, localizado no distrito de Mucambo, interior do Ceará, criamos nossa sacola tear listras palha.

O tear manual, técnica tradicional da região foi sendo passado de geração em geração, até que fosse fundada a associação no ano 2000. Hoje ela é formada por 10 artesãos no ateliê e mais 15 mulheres trabalhando em suas próprias casas.

Copartt

Frutos da nossa parceria com a Copartt, grupo de artesãs do litoral norte da Bahia, estes modelos foram criados e desenvolvidos a partir do trançado tupinambá em palha de piaçava e finalizados em couro.

A Copartt faz parte da rede Artesol, ONG que busca resgatar e valorizar o artesanato de raiz brasileiro.

Xique-xique

Tivemos peças criadas a partir de faixas de tear manual Caruá, desenvolvidas em parceria com a Associação Xique-Xique: grupo de artesãs baseadas em Pedro II, região serrana do Piauí.

A associação também faz parte da rede Artesol, ONG que busca resgatar e valorizar o artesanato de raiz brasileiro.